ZÍNGARA - HISTÓRIAS, FILOSOFIAS E FOBIAS - SAUDAÇÕES!!!

SAÚDO COM CARINHO A TODOS AQUELES QUE ATÉ AQUI CHEGAREM PARA COMIGO INTERAGIR E USUFRUIR DE MINHAS NARRATIVAS. ESPERO PODER SER ÚTIL DE ALGUMA FORMA E QUE VCS GOSTEM DO CITADO. SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS !!! SAUDAÇÕES TRIANGULARES !!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A ÁRVORE DE NATAL


O USO DA ÁRVORE EM CELEBRAÇÕES É UM COSTUME MUITO ANTIGO.
NO EGITO, ERAM USADOS GALHOS DE PALMEIRAS, NO DIA MAIS CURTO DO ANO (EM DEZEMBRO), COMO UM SÍMBOLO DE TRIUNFO DA VIDA SOBRE A MORTE. NESTA MESMA DATA, OS DRUÍDAS ENFEITAVAM CARVALHOS COM MAÇÃS DOURADAS.
NAS FESTAS DE INVERNO, REALIZADAS POR EGÍPCIOS, CHINESES E HEBREUS, AS ÁRVORES ERAM DECORADAS COM GRINALDAS, LUZES E FOGOS PARA CELEBRAR A VIDA (AFASTANDO AS TREVAS E A ESCURIDÃO). POVOS TEUTÔNICOS E ESCANDINAVOS USAVAM TAL RECURSO PARA AFUGENTAR OS DEMÔNIOS.
A MODERNA ÁRVORE DE NATAL, SURGIU NA ALEMANHA (IDADE MÉDIA) E CELEBRAVA A FESTA DA "ÁRVORE DO PARAÍSO", REPRESENTANDO O "JARDIM DO ÉDEM".
A NOMENCLATURA "ÁRVORE DE NATAL" SURGIU NO SÉCULO XVI.
NAS IGREJAS OS PINHEIROS ERAM DECORADOS COM HÓSTIAS E CASTIÇAIS. PRÓXIMA A ESTES FICAVA A PIRÂMIDE NATALINA, CONFECCIONADA EM MADEIRA E TENDO AO ALTO UMA ESTRELA. SENDO AINDA, LADEADA POR CASTIÇAIS.
EM MEADOS DO SÉCULO XVI, A PIRÂMIDE E A ÁRVORE FORAM FUNDIDAS (POR QUÊ?), ORIGINANDO A QUE CONHECEMOS, ATUALMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário