ZÍNGARA - HISTÓRIAS, FILOSOFIAS E FOBIAS - SAUDAÇÕES!!!

SAÚDO COM CARINHO A TODOS AQUELES QUE ATÉ AQUI CHEGAREM PARA COMIGO INTERAGIR E USUFRUIR DE MINHAS NARRATIVAS. ESPERO PODER SER ÚTIL DE ALGUMA FORMA E QUE VCS GOSTEM DO CITADO. SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS !!! SAUDAÇÕES TRIANGULARES !!!

domingo, 13 de dezembro de 2009

A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

A PSICOPEDAGOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. SEU CARÁTER É PREVENTIVO E TERAPÊUTICO.
NA ESCOLA DEVE ATUAR SOB O ASPECTO DA PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. EM CLÍNICA SOB O PONTO DE VISTA TERAPÊUTICO, IDENTIFICANDO, ANALISANDO E PLANEJANDO PARA INTERVIR NAS ETAPAS DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO EDUCANDO.
O PSICOPEDAGOGO PODERÁ ATUAR EM ESCOLAS E EMPRESAS (PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL)
E EM CLÍNICAS OU HOSPITAIS (PSICOPEDAGOGO CLÍNICO).
A PSICOPEDAGOGIA É UM CAMPO DE CONHECIMENTO QUE SE PROPÕE A INTERAGIR COM O CONHECIMENTO DE DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARA MELHOR ENTENDER O SER HUMANO.
ENQUANTO ÁREA DE ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR INTEGRA E UTILIZA-SE DE CONHECIMENTOS DA FILOSOFIA, PSICOLOGIA, NEUROLOGIA, PSICANÁLISE, PEDAGOGIA , PSICOLOGIA TRANSPESSOAL, DENTRE OUTROS CORPOS DE CONHECIMENTOS, SINTETIZANDO-OS E VISANDO A SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
A PSICOPEDAGOGIA DEDICA-SE A COMPREESÃO DOS PROCESSOS DO DESENVOLVIMENTO E DAS APRENDIZAGENS HUMANAS RECORRENDO A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS OBJETIVANDO SE OCUPAR DOS ENTRAVES SURGIDOS DURANTE A TRANSMISSÃO E APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS AO MEDIAR TODO ESSE PROCESSO, DIAGNOSTICÁ-LO E ENCONTRAR A FORMA DE SUPERAÇÃO OU MELHORIA NA QUALIDADE DO APRENDIZADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário