ZÍNGARA - HISTÓRIAS, FILOSOFIAS E FOBIAS - SAUDAÇÕES!!!

SAÚDO COM CARINHO A TODOS AQUELES QUE ATÉ AQUI CHEGAREM PARA COMIGO INTERAGIR E USUFRUIR DE MINHAS NARRATIVAS. ESPERO PODER SER ÚTIL DE ALGUMA FORMA E QUE VCS GOSTEM DO CITADO. SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS !!! SAUDAÇÕES TRIANGULARES !!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A SOCIOLOGIA - ORIGEM

A SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA O HOMEM EM SOCIEDADE, SEU COMPORTAMENTO SOCIAL, SUAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES SOCIAIS.
ELA SURGE EM 1839, A PARTIR DAS TEORIAS DE ISIDORE AUGUSTE MARIE FRANÇOIS XAVIER COMTE (1797-1857), O CRIADOR DO TERMO "SOCIOLOGIA" (A PARTIR DE SUAS AULAS DO CURSO DE FILOSOFIA POSITIVA).
A PARTIR DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OCORRE A ABERTURA DE UM "PORTAL" PARA O SURGIMENTO DE NOVAS TEORIAS E MUDANÇAS SOCIAIS O QUE PERMITIU A CRIAÇÃO DESSA CIÊNCIA QUE VISA O ENTENDIMENTO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.
AUGUSTO COMTE É CONSIDERADO O "PAI DA SOCIOLOGIA" MAS FOI COM "ÉMILE DURKHEIM" QUE ELA PASSOU A SER CONSIDERADA COMO CIÊNCIA.
DURKHEIM FORMULOU AS PRIMEIRAS ORIENTAÇÕES PARA QUE A SOCIOLOGIA SE DESENVOLVESSE COMO CIÊNCIA, AO DEMONSTRAR QUE OS "FATOS SOCIAIS" POSSUEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS QUE OS DISTINGUEM DAS DEMAIS CIÊNCIAS.
OS FATOS SOCIAIS SÃO AS FORMAS DE PENSAR, SENTIR E AGIR PECULIARES A UM DETERMINADO GRUPO. TAIS FATOS SÃO INTROJETADOS PELO INDIVÍDUO, EXERCENDO SOBRE O MESMO UM PODER COERCITIVO. O FATO SOCIAL É COMUM AOS MEMBROS DE UM GRUPO, EXISTEM INDEPENDENTE DE SUA VONTADE E CONDUZEM A UM COMPORTAMENTO ESTABELECIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário